terça-feira, 15 de março de 2011

Qual é o significado do seu nome?



Esta reflexão é para entendermos a importância do significado dos nomes.
Dentre as origens dos significados mais comuns do Brasil estão os nomes Portugueses, Italianos, Indigenas, Gregos, Latim, Teutonicos e muitos nomes bíblicos.Uma das coisas que todas as pessoas e os lugares têm em comum é o nome. Alguma vez você já se perguntou: "Qual o significado do meu nome?".

Sabemos que o estudo dos nomes próprios ou apelidos de família tem grande relevância para a história política e cultural, este estudo chama-se Antroponímia. E a relevância Espiritual?

A Bíblia nos ensina que há poder na palavra dita e para o nosso crescimento espiritual é necessário um entendimento do sentido original das palavras, em teologia chamamos isso de exegese.
Pois bem, saber o que seu nome significa te dá a liberdade de quebrar toda a negatividade, caso haja, e fazer isso obviamente no nome de JESUS.
R.Youngblood, um dos comentaristas da Enciclopédia Histórico- Teológica da Igreja Cristã, sobre este assunto, diz o seguinte:
" O próprio fato de a palavra 'nome' ocorrer mais de mil vezes na Bíblia testifica a sua importância teológica. No mundo antigo, um nome não era um mero rótulo, mas era virtualmente equivalente à pessoa ou ao objeto que o levava. 1 Samuel 25:25 é uma passagem-chave: 'Nabal ( que signigica Louco, Tolo) é o seu nome, e a loucura está com ele'. Dar um nome a uma pessoa ou coisa era equivalente a possuí-la ou controlá-la (Gn 1:5, 8,10; 2:19-20; 2 Sm 12:28), e mudar um nome significava a promoção para uma posição superior (Gn 17:5; 32:28)- até hoje no judaísmo ortodoxo, às vezes o nome de uma pessoa que está morrendo é oficialmente mudado na esperança de que um novo nome traga saúde e uma renovação de vida."
Não ter nome equivale a homem reles (Jó 30:8), existem nomes que são dados com o intuito de homenagear alguém ou à alguma coisa, que são consagrados a entidades malignas,religiosas,natureza, santos; enfim seja qual for o seu caso,analise e se for algo proveniente do mal, anule o significado em sua vida, não é preciso mudar de nome.
Não quero ser extremista e nem supersticiosa, longe disso, mas tenho como objetivo levar você a pesquisar sobre a maldição e a benção e oro que escolha a benção, anulando todo a maldição no NOME DE JESUS e apropriando-se dos benefícios da CRUZ.( Faça a leitura orante de Isaías 53,1-12)
Quando fazemos isso, não é o nome ou qualquer outra coisa que prosperará em nossas vidas há não ser o querer do NOSSO DEUS...mas repito é necessário renunciar tudo que está fora da vontade de DEUS e viver o plano abundante que ELE tem para nós.
Escolher se as influências externas ou internas, seja elas de benção ou maldição vão prevalecer é responsabilidade nossa, livre-arbitrio.

Seja Feliz Hoje!
e-mail p/contato: pricabeca@gmail.com

3 comentários: