sábado, 16 de abril de 2011

A dança da GRATIDÃO




“Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
“Depois, fez Moisés partir os Israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto e não acharam água.”
Êxodo 15,20-22.

O tema deste estudo é a gratidão, compartilho com os irmãos a necessidade de expressarmos o nosso louvor a Deus, mas como fazer isso de uma forma natural, sem farisaísmo?
Quando olhamos para a atitude de Miriã, conseguimos dentro do contexto, entender a realização de DEUS, que no caso foi o lançamento do cavalo e seu cavaleiro ao mar, o inimigo foi derrotado e aniquilado, com isso o primeiro tópico que abordo é:

*Atitude de Gratidão: No sentido denotativo da palavra, gratidão significa reconhecimento do bem recebido, Miriã reconhece o que Deus lhe fez e não se satisfaz apenas em ver Moisés expressando seu louvor, mas tem a necessidade de expressar seu contentamento com dança e cântico.
Quantas são as vezes que deixamos de demonstrar com louvores, danças, de relatar os feitos do Pai em nossas vidas? E ainda usamos como justificativa, que tal tarefa cabe ao ministério de música e dança da nossa Igreja, mas veja como a palavra de Deus é afiada e não nos deixa enganar, Miriã era profetisa e nem por isso deixou de dançar e cantar.
Verdade Revelada: O seu chamado ministerial não anula sua atitude de adoração.
Precisamos refletir nesta verdade e transformar o exemplo da profetisa em prática diária do ser cristão.
A timidez, a oração robótica, o render graças mecanizado, devem ser abandonados.
As formas de adoração precisam ser ritmadas por nossos corações, é fácil encontrarmos exemplos de “atitudes românticas” na vida de casais, pessoas que criam diversas maneiras para demonstrar seu amor ao companheiro(a), mas quando diz respeito a Deus temos certas limitações para adorá-lo, porquê? Porque nossa visão está no homem ou na estrutura criada pelo homem, nossa visão precisa se limitar na ação de DEUS.
Deixe o Espírito do Senhor te inspirar, Ele é a verdadeira fonte de adoração, ação de graças que são motivadas por ações dos homens não alcançam o coração do PAI, a bem da verdade é que pode até passar pelo homem, como passou por Moisés, por Miriã, mas a fonte de gratidão, foi o feito do Senhor DEUS e não qualquer atitude do homem.
Quando de fato isso ocorre, a nossa ação de graças “contamina” as pessoas que nos cercam, assim como as mulheres foram “contaminadas” pela atitude de gratidão da Miriã.

** A gratidão nos fortalece: O povo cantou, dançou, se alegrou com o grande feito do Senhor. Eles não estavam orando por provisão, aliás não estavam pedindo nada específico, estavam sim adorando, agradecendo e isso os fortaleceram e os fizeram prosseguir, pelo deserto de Sur. Quando recebemos livramento, provisão, milagres do nosso Pai precisamos parar, agradecer expressivamente o que Deus nos faz. Gratidão é ato, sentimento expressivo.
Se te perguntarem qual foi a última vez que pediu algo para DEUS? Certamente não terá muita dificuldade de se lembrar, mas e se perguntarem, qual foi a última vez que expressou seu sentimento de gratidão a DEUS? . O que você responderia?
A Nossa geração precisa ser mais grata, visar à solução e não o problema, exaltar os feitos de Deus e não os do Diabo.

Diante deste breve estudo, deixo o seguinte desafio:

Separe o seu melhor tempo, e não peça nada, não relate nenhuma perseguição vivida, problema que esteja enfrentando, mas sim seja grato, testemunhe algo que Ele te fez. Seja sensível a voz de Deus, se deixe influenciar pelo mover do Espírito Santo e por conseqüência serás fortalecido para continuar as pegadas de Cristo nesta terra.

Celebre a VIDA!!






e-mail p/contato: pricabeca@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário